5 de maio de 2009

Você sabe o que é RSS?



Conteúdo entregue de bandeja
Por Carlos Ossamu*

Há um dito popular que diz que a preguiça é a mãe do progresso. Como disse o escritor Mário Quintana, se o homem não tivesse preguiça de andar, não teria inventado a roda e não poderia viajar o mundo inteiro. Claro que há uma longa distância entre preguiça e a busca pela eficiência.

Se a máquina foi feita para nos servir (e não o contrário), por que não deixá-la fazendo o trabalho pesando para simplificar a nossa vida? Todo internauta tem os seus sites favoritos, seja de notícias, blogs, portais, páginas pessoais etc. Antes, para saber se havia alguma atualização, era preciso visitar cada página e verificar pessoalmente.

Para facilitar a vida dos usuários e até para garantir maior audiência, alguns serviços de notícias e portais, por exemplo, preparavam newsletters com headlines das últimas notícias e atualizações, com links para acesso direto à página de interesse, e enviavam por e-mail.

Mas com tanto spam circulando na rede, esse serviço deixou de ser eficiente. Além disso, era preciso preencher um formulário, quase sempre indicando os assuntos que se deseja receber e informar o endereço do e-mail, coisa que o internauta tem preguiça. A solução foi a criação da tecnologia RSS (Really Simple Syndication).

O RSS foi criado para facilitar o compartilhamento de conteúdo na internet, montando um resumo, com título e chamada (headline), das últimas atualizações de sites e blogs, de forma que possam ser lidos por softwares específicos, chamados de leitores de RSS ou agregadores. Os arquivos são escritos na linguagem XML (Extensible Markup Language) e chamados de feeds.

Tem gente, por exemplo, que está usando a tecnologia para ser informado sobre itens raros no site de leilão eBay. O vendedor, que tem sua página fixa no site, coloca a ferramenta à disposição para os seus clientes, que passam a ser informados automaticamente quando há novidades. Isso evita trabalho de ambos os lados: o vendedor não precisa montar um mailing para anunciar as novidades em sua página e o cliente necessita preencher formulários para cadastro.

A tecnologia RSS é baseada na linguagem XML, que possibilita a sindicalização de listas de links, em conjunto com outras informações (metadados), fornecendo aos internautas informações rápidas sobre o conteúdo, em forma de uma chamada com um link (headline). Sempre que a página for atualizada, o assinante do serviço receberá, automaticamente, um alerta com headline.

São dois lados de uma mesma moeda. De um, o proprietário do site cria um arquivo feed, que é um canal colocado no servidor onde está hospedada a página. Já o internauta visitante precisa ter um software leitor ou agregador, que pode ser um programa baixado no micro para ser integrado ao gerenciador de e-mail e desktop, ou funcionar como um programa aplicativo isolado (stand alone). Os navegadores Internet Explorer e Firefox já trazem agregadores integrados, sem a necessidade de se baixar nada.

Agregadores online

Outra possibilidade são os agregadores web, cujo bom exemplo é o Meu Yahoo!. Trata-se de uma versão personalizada do portal, que permite que o assinante Yahoo! reúna seus itens favoritos do Yahoo! e da web em um só lugar. Ele pode escolher qualquer coisa, como e-mail, notícias, previsão do tempo, cotação das bolsas, resultados de jogos, programação de cinema e TV etc. A base do serviço é justamente a tecnologia RSS.

Seja com um agregador web ou outro tipo de agregador, no dia-a-dia o funcionamento é o mesmo. Quando estiver visitando os seus sites favoritos, procure por um botão laranja com as siglas RSS ou XML. Ao clicar nele, você será direcionado a uma página com várias linhas de programação. Ignore a sopa de letrinhas, o que interessa é saber o endereço do link, que está na barra de endereços do navegador. No Yahoo! Cinema, por exemplo, para ficar sempre atualizado quanto as estréias, o usuário poderá fazer uma assinatura desta seção. Ao clicar no botão laranja RSS, o internauta será direcionado ao endereço http://br.cinema.yahoo.com/rss/estreia. É esse endereço que ele deverá adicionar no agregador. Para tanto, basta marcá-lo e dar um Ctrl+C, ir até o agregador, clicar na opção Add Feed ou Adicionar Feed e copiar o endereço (Ctrl+V).

Agregadores no PC

Para quem não possui navegarescom agregadores embutidos, e nem desejam usar serviços da Internet, o jeito é baixar um programa. Um dos mais usados é o Feedreader. Um outro programa gratuito é o QuickRSS. Uma opção nacional é o Leitor de Notícias 2.5.

Veja alguns feeds:

Lançamentos de DVD - Yahoo! Cinema
Notícia - Folha - Em cima da hora
Tempo Brasil - Climatempo
Humor - Kibeloco
Tecnologia - Akiabara News
Tecnologia - CNET
Música - Podcast Conexão Groove
Música - Podcast De Abba a Zappa
Política - Blog Josias de Souza
Esportes de aventura - Webventure
Vídeo - MegaPlayer


*Carlos Ossamu é jornalista especializado em tecnologia e colaborador das revistas Info Corporate e Info Canal e jornal Diário do Comércio

Fonte:
Yahoo! Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir. Responderemos o mais breve possível.