19 de julho de 2009

Novo site de busca permite encontrar imagens por cores



Por Mario Amaya

Um dos sites mais inovadores do momento é o Multicolr Search Lab, da Idée Inc. É um sistema de busca alimentado com fotos do Flickr, do Yahoo!. Para usar, é só clicar na paleta de cores (_swatches_); a matriz é preenchida com fotos que correspondem à combinação dos _swatches _selecionados.

O Multicolr Search é uma implementação demonstrativa do Piximilar, uma tecnologia de busca capaz de organizar qualquer acervo de imagens pela cor predominante em cada foto. As aplicações disso em design, moda e decoração são evidentes.

No Flickr, é comum indicar na tag da foto a sua cor predominante ou mais importante, e há um enorme número de grupos devotados a cores específicas. O Multicolr Search transcende essa laboriosa tarefa manual.

Você já clicou num ícone de programa por engano por causa da sua cor?
No meu Mac, preciso manter o Safari, iChat e Skype longe um do outro no Dock. Embora todos eles tratem de comunicação via internet, e pela lógica fiquem melhor no Dock reunidos, a chance de abrir um pensando no outro é grande. Isso acontece porque a visão humana emprega a cor predominante de um objeto como fator decisivo no seu reconhecimento, tanto quanto a sua forma e até mais, quando o objeto é pequeno, como no caso dos ícones.

Nos anos 90 virou moda o mosaico montado com fotos, cada uma delas colocada no lugar de um “pixel” com cor e tonalidade equivalente. (Eventualmente o método foi deturpado; o que hoje em dia se vê mais na fotografia publicitária é um mosaico fake com uma foto grande simplesmente sobreposta sobre uma matriz de fotos pequenas.) O Piximilar poderia ser usado como fonte de imagens para montar um desses mosaicos “autênticos”. Pixel Art elevada à última consequência.

Outro produto mais antigo da Idée é o TinEye (tineye.com), um mecanismo de “busca reversa” de imagens. Você sobe para o site uma foto do seu computador (ou dá o endereço de alguma imagem publicada na Web).

O TinEye analisa o conteúdo do arquivo e, à maneira do Google Imagens, mostra achados similares na rede. É uma beleza para identificar fotos baixadas cujos nomes de arquivo não trazem nenhuma informação sobre o assunto ou o fotógrafo. Todavia, ele seria ainda mais útil se o sistema pudesse reconhecer também uma imagem direto da webcam do seu computador, eliminando a etapa do upload.

Fonte: www.geek.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir. Responderemos o mais breve possível.