17 de setembro de 2009

Dicas: acabe com a sopa de letras dos arquivos de texto



Muita gente já passou por esse problema: recebe um texto do Word produzido por outra pessoa, mas na hora de ler o conteúdo, uma mensagem informa que ele foi produzido em uma versão mais recente do programa e não pode ser aberto.

Isso acontece porque os programas da suíte Office 2007, da Microsoft, introduziram novos formatos de arquivo, incompatíveis com versões mais antigas.


Textos criados no Word 2007 são automaticamente salvos no formato “DOCX”, enquanto nas versões anteriores eles eram salvos no formato “DOC”.


Como o Windows, quando é instalado, vem configurado para esconder as extensões (aquelas letrinhas que vêm depois do nome que damos ao arquivo), na maior parte dos computadores é impossível ver a diferença entre os hipotéticos arquivos “meutexto.doc” e “meutexto.docx”.


O eBand traz três dicas do nosso Diretor de Conteúdo Online, Ricardo Anderáos, para lidar com essa incompatibilidade.


Converta o arquivo

Visite o site
http://docx-converter.com e siga as instruções que aparecem no canto direito da tela, na caixa Convert a file. Você vai fazer upload do arquivo para o site e, depois que ele fizer a conversão (há 23 diferentes formatos), envia um link para seu email.

Mas há dois problemas graves nesse expediente. Primeiro, se o arquivo tiver informações confidenciais o expediente não é recomendado. Segundo, nada garante que o endereço de email não possa, no futuro, ser incluído em malas diretas e receber spam.


Baixe o pacote de compatibilidade


Baixe o pacote de compatibilidade fornecido pela própria Microsoft. Instalando esse pacote na sua versão antiga do Word ou de outros programas do pacote Office você consegue abrir o arquivo mais novo. Mas atenção: essa opção só é válida para quem tem uma licença válida do Office e instalou todas as atualizações necessárias. Você pode conferir se esse é o seu caso e baixar o pacote de compatibilidade clicando aqui.

Configure os programas do Office 2007 para salvar no formato antigo


A maneira mais segura é solicitar para a pessoa que tem a versão do Office 2007 configurar os programas (como Word, Excel e Power Point) para salvar os arquivos no formato antigo.

Para isso, clique na bolinha com o logotipo do Oficce 2007, no canto superior esquerdo da tela. Depois, no painel que vai abrir e clique em
Opções do Word.

Em seguida, clique novamente à esquerda na guia
Salvar e debaixo do rótulo Salvar documentos, dê mais um clique no menu drop down Salvar documentos neste formato: ali escolha Documento do Word 97-2003 DOC.

Além disso, quem tem a nova versão do Office em seu computador e quer conviver com os dois tipos de arquivo, sabendo quais são os novos e quais são os velhos dentro de cada pasta, deve configurar o Windows para exibir as extensões dos arquivos - aquelas letrinhas que aparecem depois do nome que damos ao arquivo.
Isso porque, quando o Windows é instalado, ele normalmente esconde as extensões.

Para isso, abra o Windows Explorer, clicando em
Iniciar > Acessórios > Windows Explorer, ou então clique com o botão direito do mouse sobre ícone Iniciar, e no menu que vai abrir clique com o botão esquerdo em Explorar. Dentro do Windows Explorer, clique no menu Ferramentas e dentro dele em Opções de Pasta.

Selecione a guia Modo de Exibição e dentro da caixinha
Opções Avançadas role a lista até encontrar Ocultas as extensões dos tipos de arquivosa conhecidos.

Ela normalmente vem marcada, e o que a gente vai fazer é desmarcar essa opção. Assim, quando olhar uma pasta no Windows Explorer ou salvar um arquivo no desktop, o ícone desse arquivo sempre vai mostrar a extensão: para um arquivo hipotético chamado “meutexto” a gente vai ver “meutexto.doc” ou “meutexto.docx”.


Fonte: Redação eBand

tecnologia@eband.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir. Responderemos o mais breve possível.