23 de novembro de 2009

Tecnologia pioneira no ensino chega a Pernambuco



Fluência tecnológica. Você sabe o que esta expressão quer dizer? Não? Pois fique ligado porque essa é a tendência do século 21. Criada por David Thornburg, especialista em educação, a expressão corresponde à utilização, de forma natural e rotineira, da tecnologia. Para tal intimidade com as máquinas, porém, é preciso atividades em que o computador acompanhe as crianças em todos os momentos do dia e não apenas nas tradicionais aulas de informática. E essa realidade aterrissará em Pernambuco a partir de 2010 através do projeto Educação 3D, desenvolvido pela primeira vez no Brasil pelo Colégio Boa Viagem.

"Há quase cinco anos toda a equipe do colégio Boa Viagem vinha concebendo conteúdos pedagógicos próprios, que traduzem melhor nossa forma de ensinar. Desde então, sentimos que a informática seria uma chave para a formação mais completa de nossos alunos. Logo, passamos a procurar empresas que também acreditassem nisso e, finalmente, encontramos os parceiros perfeitos, a Educandus, empresa de softwares educacionais, e a OGI Thecnologies, empresa que desenvolve os Classmates PCs", explicou o diretor administrativo do Colégio Boa Viagem, George Diniz.

Para entender a tecnologia envolvida, é preciso conhecer o aparelho. Um Classmate é uma espécie de notebook misturado a um caderno escolar. Ele tem uma tela de 10 polegadas, e pesa apenas 1,2 quilo. O diferencial é a tela, que pode ser invertida (você coloca a tela no local em que deveria ser a tampa do notebook). Assim, os estudantes conseguem – através do sistema de touch screen, desenhar, pintar, escrever e até tocar usando diretamente a tela do computador. "Como é desenvolvido exclusivamente para crianças, o classmate é resistente à água e a choques, tem uma webcam que permite um giro de 180 graus, o display possui sensor de posição (vertical e horizontal) e já vem com vários softwares educacionais implantados, assim como o conteúdo planejado do colégio", afirmou Marcos Tadeu de Souza, diretor da Ogi Thecnologies, empresa que está produzindo as peças no Brasil.

A utilização pioneira no Colégio Boa Viagem terá início em janeiro do próximo ano e deverá ocorrer primeiro na última série do ensino infantil e nas três primeiras séries do ensino fundamental. Ao todo, 300 crianças irão utilizar a nova tecnologia. "Precisamos ir com calma para conseguir uma avaliação pertinente dos efeitos dos Classmates. Estamos também treinando os nossos professores para melhor aproveitamento dos softwares e até 2013, teremos todas as turmas inseridas no projeto", completou Diniz. Ele disse também que o aparelho deverá ser utilizado em todas as aulas. “É uma tecnologia que estimula o cálculo, através de desenhos dos problemas matemáticos, estimula a leitura e a escrita, pois tem caneta ótica que serve para escrever na tela e marcar dúvidas no texto e que pode ser usado em larga escala nas aulas de arte".

Marcos Tadeu explicou ainda que os Classmates permitem a avaliação on-line das atividades de sala. "O professor pode ter acesso a todas as telas dos alunos, formar grupos de estudo, organizar atividades interativas e tem ainda avaliar as provas imediatamente", completou. Na noite desta segunda-feira, o Colégio Boa Viagem organizou um lançamento do projeto no Arcádia Boa Viagem.

Por Thatiana Pimentel do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir. Responderemos o mais breve possível.