28 de novembro de 2010

Pierre Levy fala sobre Internet renovada e expansão da inteligência coletiva durante o 3º Simpósio Hipertexto

Por Clécio Vidal

Existe possibilidade de, num futuro próximo, termos acesso a uma espécie de Internet paralela? Seria possível criar um sistema capaz de combinar o aparente caos informacional para o qual tende a Internet com o gerenciamento da inteligência coletiva?

Para o filósofo da informação Pierry Léyy (University of Ottawa, Canada’s university), a resposta para estas perguntas é sim. Esclarecimentos sobre esta questão serão dados na conferência de abertura do 3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias da Educação. O evento acontecerá nos dias 2 e 3 de dezembro, no Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e é uma iniciativa do Núcleo de Estudos em Hipertexto e Tecnologias na Educação (Nehte/UFPE) e da Associação Brasileira de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (Abehte).

A conferência de Lévy, intitulada Do hipertexto opaco ao hipertexto transparente, ocorrerá no dia 2 de dezembro, a partir das 17h na Concha Acústica do Centro de Convenções da Universidade. Em seguida, o pesquisador participará de uma sessão de autógrafos.

Na ocasião, serão apresentados resultados da pesquisa de Pierre Levy sobre o IEM ou Information Economy Metalanguage (metalinguagem da economia da informação), que serão reunidos no novo livro do autor, a ser lançado em 2011.

Segundo o filósofo, o modelo tradicional de Internet é eficaz em disponibilizar dados, mas ineficaz no gerenciamento destes dados de modo a gerar conhecimento. Grande parte do potencial de cálculo numérico da Internet é capturado pelo caos e, portanto, desperdiçado.

Lévy aponta a necessidade de desenvolver uma Internet paralela. Esta nova camada abriga o que o professor chama de metadados ou mapas conceituais destinados a coordenar os dados da Internet atual, potencialmente caótica. De acordo com o professor da Universidade do Canadá, ambos os modelos de Internet podem e devem conviver, um dando suporte ao outro.

No dia 3, segundo dia de atividades do Simpósio Hipertexto, Pierre Lévy participará de entrevista coletiva concedida aos veículos de imprensa da região. A coletiva está programada para às 15h, na Sala 47, 1º anda do Centro de Artes e Comunicação.

Mais Informações
Website: http://www.nehte.org/simposio2010
Email: simposiohipertexto@gmail.com

Realização
Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (NETHE/UFPE) e Associação Brasileira de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (ABEHTE).

Apoio
UFPE, CAPES, Facepe, Propesq, Departamento de Letras, Pós-Graduação em Letras, Editora Universitária, Pluri Educacional, Rêspel Editora, Editora Vozes, Editora 34, Hebron, Pontes Tur e Pipa Comunicação.

Um comentário:

Obrigado por interagir. Responderemos o mais breve possível.