9 de dezembro de 2010

Simpósio na Mídia - Diário de Pernambuco

Clique para ampliar


Muita informação, pouco conhecimento

Franco Benites
francobenites.pe@dabr.com.br

Desafios da internet são abordados no Recife pelo visionário e filósofo Pierre Lévy

Aclamado como um visionário e antecipador de pensamentos, professor da Universidade de Ottawa, no Canadá, o tunisiano Pierre Lévy mostrou no Recife porque é um dos mais badalados filósofos da internet e novas mídias. Ele espantou a mesmice dos debates sobre o tema e afirmou que a grande rede como a conhecemos hoje perderá espaço. ´Ela não deixará de existir, mas virá algo para se somar ao que temos hoje`, afirmou durante o 3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação realizado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Se a internet ganhou fôlego na década de 80 e a web se fortaleceu a partir dos anos 90, a partir de 2015 teremos uma nova camada, intitulada por Lévy de semantic sphere (ou esfera semântica, em português). O termo é explicado pelo próprio filósofo. ´Além das URLs, teremos os locadores semânticos uniformes. Eles serão um novo sistema de endereços`, destacou.

As teorias de Lévy podem soar um tanto quanto apocalípticas, mas o pesquisador se inspira na matemática para dar base as suas teses. Segundo ele, grande parte do potencial de cálculo numérico é desperdiçado e se perde no caos da internet. Daí, a necessidade de haver uma outra camada para coordenar e organizar as informações que hoje circulam na rede. ´A mídia digital ainda não foi totalmente ocupada e a inteligência coletiva não é tão eficiente quanto deveria ser. Ela pode ser mais poderosa`, defendeu Lévy.

Esse debate sobre a internet do futuro e o comportamento que a sociedade deverá ter diante dela é o tema do livro que Pierre Lévy lançará no próximo ano. De acordo com ele, a velocidade com que a sociedade tem acesso às informações vai exigir, cada vez mais, que os internautas sejam mais criteriosos com suas escolhas. ´O meio ambiente virtual favorece a distração. Teremos que ser ainda mais cuidadosos com o que eu chamo de gerenciamento de atenção, sabendo definir interesses e prioridades`, afirmou.

O grande volume de informações deverá estar atrelado a um processo ainda mais forte de organização para que não haja um certo tipo de caos no entendimento entre as pessoas. Aliás, esses elementos já estão presentes na rede por meio das tags (palavras-chave) encontradas em blogs e sites colaborativos como a Wikipedia, mas devem ser aprimorados. ´A internet é uma grande bagunça e por isso deveremos ter vários sistemas de categorização`, explicou.

"Meio ambiente virtual favorece a distração. Temos de saber gerenciar a atenção" Pierre Lévy, filósofo e professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir. Responderemos o mais breve possível.