30 de março de 2011

#Cinco



Coloque a memória para trabalhar e responda: o que você estava fazendo há cinco anos? Ou melhor, o que estava fazendo há exatos cinco anos e dois dias? Certamente, você estava alheio a um fato que posteriormente veio a influenciar milhares de pessoas em todo o mundo. No dia 21 de março, Jack Dorsey, um dos criadores do Twitter, publicou o primeiro post no recém-nascido microblog.

A mensagem digitada pelo co-fundador do Twitter, a despretensiosa frase "só arrumando meu twttr" foi a primeira de milhares que estariam a caminho, escritas em idiomas diversos. Hoje, sucesso em qualquer lugar onde exista conexão à internet, o site tem a incrível média de 140 milhões de tuítes por dia. Em fevereiro, a média de contas criadas diariamente foi de 460 mil.

No Brasil, o Twitter só perde para o Orkut como a rede social mais acessada de acordo com o Ibope Nielsen. A página do Google tem 26,9 mil visitantes únicos no país enquanto o Twitter e o Facebook alcançam 10,7 milhões de usuários cada. A popularidade da plataforma é tamanha que vez por outra hashtags criadas pelo brasileiros ocupam os Trending Topics (TTs) mundial. Isto é, são as que mais têm referência no microblog.

Amado, odiado, viciante e constante alvo de polêmicas. Assim tem sido a trajetória do Twitter desde que foi criado. A plataforma é manipulada por usuários comuns e por gente famosa, de autoridades políticas a artistas e intelectuais. Na web, todos são iguais perante o pássaro azul. Quer dizer, quase iguais. Os perfis mais populares têm direito a um selo de veracidade de conta para evitar que sejam confundidos com fakes, as páginas criadas por usuários que se passam por outros.

Em todas as classes profissionais e de internautas é possível encontrar depoimentos favoráveis ao Twitter. Mas há quem não goste da rede. Questionado sobre o site, o renomado escritor José Saramago disparou: "Os tais 140 caracteres reflectem a tendência para o monossílabo como forma de comunicação.De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido". Por ironia desses tempos tecnológicos, a notícia da morte do intelectual português foi um dos assuntos mais comentados no microblog e ocupou os TTs mundial.


Pessoas diferentes e um só desejo

Os repórteres que assinam esta reportagem, o apresentador Luciano Huck, o astro americano Ashton Kutcher, o comediante Danilo Gentili, o piloto Rubinho Barrichelo e provavelmente você têm algo em comum. Todos, talvez a sua exceção, marcam presença no Twitter e engrossam a lista de tuítes enviados por dia (só no último dia 11, de acordo com dados oficiais da rede, foram enviados 117 milhões de tuítes no mundo todo).

Pessoas tão diferentes, guiadas por um mesmo desejo, o de se comunicar com seus seguidores em 140 caracteres ou menos, são o indício de que a rede é democrática. Nela, há espaço para todo tipo de perfil e informação. Tem quem use para se aproximar dos seus fãs, como o cantor pernambucano Silvério Pessoa, e há quem não viva sem como a professora Viviane Teobaldo.

Ela, por sinal, escreve no microblog apenas às vezes, mas não sabe viver sem ele. ´Nem sempre participo e gosto muito mais de observar. Fico agoniada sem passar muito tempo sem olhar o que está acontecendo na rede`, diz. Na lista de assuntos preferidos, o cardápio é variado. ´Retuíto assuntos interessantes para meus alunos. Mas às vezes me inspiro e coloco algumas coisas de minha autoria`, revela.

Já para Silvério Pessoa, que até a semana passada tinha 3.453 seguidores, o Twitter é uma maneira de se aproximar do público. Ele diz que procura ter bom senso na interação. ´Qualquer profissional pós-moderno usa o Twitter para divulgar seu trabalho. Me policio para não ficar uma coisa altamente promocional e nem transformar essa porta de informações em um ambiente chato`, destaca.

O Twitter também chegou com tudo no mundo empresarial. O executivo Geraldo Cisneiros, do Banco Gerador, tem 31.166 seguidores e usa a rede social para assuntos pessoais e para difundir links informativos de economia e política. Ele faz questão de estar à frente da plataforma. ´Considero uma picaretagem que personalidades deixem para terceiros a atualização de seus perfis`, analisa.

Na política, o Twitter é muito bem-vindo, embora a maior parte das autoridades delegue a assessores a produção dos tuítes. Uma das exceções é o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele costuma interagir com seus seguidores pelo perfil @padilhando. Apesar da disponibilidade na internet, no entanto, o ministro não respondeu ao pedido de entrevista do Informática feito através do microblog.


Da aldeia para o globo em 140 caracteres

A declaração de Saramago apresentada no início desta reportagem parece ser uma das raras vozes que se insurgem contra o Twitter. Mas, dê-se um desconto à opinião do intelectual. ´É natural que alguém da geração de Saramago, acostumado a outro tipo de estruturas de texto, conteste o Twitter`, opina o coordenador do Núcleo de Estudos sobre Hipertexto e Tecnologias na Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Antonio Carlos Xavier.

Para ele, o microblog surgiu como um instrumento inovador. ´O Twitter é positivo na medida em que permite que o homem saia da aldeia e se insira no globo. É um exercício fabuloso para pessoas prolixas, pois exige uma estratégia de seleção lexical para dizer mais com menos`, teoriza.

A pesquisadora em redes digitais da Universidade de São Paulo (USP), Elizabeth Saad, destaca o encurtamento da distância entre universos distintos. ´Estamos mais próximos dos fatos, pois agora não existe mais um mediador oficial entre os acontecimentos e as pessoas. A plataforma é um canal midiático instantâneo`, pontua.

A internet tornou o mundo menor e o Twitter veio para reforçar ainda mais esse processo. um acontecimento do outro lado do planeta, como o terremoto que sacudiu o Japão, repercute automaticamente graças à propagação pela rede social. Foi devido ao microblog que manifestações populares durante as eleições presidenciais do Irã, em 2009, e os protestos no Egito este ano chegaram ao conhecimento da comunidade internacional sem a censura dos órgãos oficiais.

Esse poder de mobilização nem sempre é voltado para o coletivo. O time de futebol do São Paulo ocupou o primeiro lugar nos TTs mundial devido ao seu novo site. Tudo isso porque o clube declarou que a página só iria ao ar depois que o termo # novositesoberano fosse citado 123 mil vezes. Na Copa do Mundo de 2010, a hashtag #calaabocagalvao foi uma das mais citadas e despertou a curiosidade de internautas do mundo inteiro.

De acordo com Elizabeth Saad, esses percalços são normais. ´O Twitter ainda é uma novidade no processo de comunicação devido a sua pouca idade. São apenas cinco anos de existência. E, desses, os últimos três são os mais fortes`, declara. O professor Antonio Xavier faz um alerta. ´A insatisfação de Saramago com o Twitter é boa para refletir. Devemos ter o cuidado para que não haja uma fuga para superficialidade`, pondera.Ele divide o Twitter em três fases distintas. ´Primeiro, era usado para as pessoas se exibirem com coisas triviais. Depois, os jornalistas e intelectuais se apropriaram da rede para repassar seus conteúdos. Agora, usuários comuns estão no microblog para gerar informações relevantes`, atesta.


Rede coloca blogs em xeque

Até alguns anos atrás boa parte dos atuais usuários do Twitter possuía algum tipo de blog. A facilidade de comunicação em 140 caracteres, além de outras redes sociais como o Facebook, contudo, fez com que os diários online perdessem espaço na preferência dos internautas. Segundo um estudo do Pew Research Center, a atividade de manter um blog caiu entre 2006 e 2009.

Os números variam de acordo com a faixa etária dos internautas. Entre os jovens de 12 a 17 anos, a redução foi de 28% para 14%. Na faixa dos usuários de 18 a 33 anos, o encolhimento foi de 2%. A aceitação das redes sociais, em contrapartida, subiu de 67% para 83%. Mas, essas plataformas são realmente antagônicas e competitivas ou são parceiras?

Para a diretora executiva da consultoria em mídias sociais Le Fil, Socorro Macedo, os blogs não irão morrer devido às redes sociais. ´Um não deve substituir o outro. Isso me faz lembrar a chegada da TV quando achavam que ela substituiria o rádio. Acredito que os blogueiros podem repensar os seus conteúdos epensar estrategicamente de que forma utilizar as suas redes sociais, como Twitter e Facebook, para atrair leitores e aumentar o seu tráfego`, atesta.

Na opinião do executivo Geraldo Cisneiros, blogueiro e tuiteiro de carteirinha, as duas plataformas se complementam. ´Você não tem tanta liberdade para passar uma informação sendo limitado com 140 caracteres`, diz. A mesma opinião tem a professora da USP Elizabeth Saad. ´O Twitter e outras redes sociais são uma ponte para um conteúdo mais amplo`, define.

A blogueira Daniela Arrais também vê o blog e as redes sociais como aliados. Recifense, mas radicada em São Paulo há cinco anos, ela mantém um dos diários virtuais mais comentados do momento, o http://donttouchmymoleskine.com. ´Em fevereiro, obtive 105 mil visitas. Muitas pessoas chegam ao meu blog por meio das redes sociais como o Twitter e o Facebook`, conta.


Encurtadores de site

São apenas 140 caracteres. Os usuários do Twitter aproveitam cada espaço disponível para divulgar informações de seu interesse e muitas vezes postam endereços que levam a blogs, sites e matérias específicas de um portal ou jornal. Como esses links na íntegra ocupam muito espaço os tuiteiros já sabem da malícia: os encurtadores. O Informática reuniu alguns dos encurtadores mais utilizados pelos usuários. Agora é só conferir e ver qual o melhor na sua opinião.


É um encurtador brasileiro. Com ele é possível acompanhar a quantidade de cliques que seu link obteve e também na página inicial ver quais foram os links mais clicados, tuittados, recentes, o que poderá dar mais ibope.


É um site em inglês mais simples e com menos recursos. Nele você encurta seu link etem apenas os dados de quando ele foi criado e quantos cliques obteve. No entanto, oferece menos caracteres ao link.


É um site simples no qual você encurta sua URL e pode escolher o que irá após o TinyURL.com/# Mas não possui nenhuma função apresentada pelos outros sites.


É um dos menores encurtadores de URL em seu tamanho, porém não oferece estatísticas de cliques.
É recomendado para quem quer poupar espaço e não está interessado em quantos cliques seu link teve.


Capacidade Máxima

Como postar fotos no Twitter

Não somente o Facebook, Orkut, My Space dão ao internauta a opção de postar suas fotos na rede. O Twitter também oferece esse serviço, o TwitPic. Para quem ainda não conhece ou não tem tanta familiaridade com o processo para postar as fotos, o Informática preparou um passo a passo bem rápido e prático. Para você ter acesso a esse serviço basta ter uma conta no Twitter.

Primeiro passo

Acesse o site do Twitpic (www.twitpic.com) e faça seu login com conta do Twitter.
Você verá sua tela inicial e em seguida é só clicar em Upload Photo.

Segundo Passo

Vá a sua biblioteca pessoal de fotos, digite o tweet que vai acompanhar a foto e o link e clique em Upload. Depois de feito isso o Twitpic enviará automaticamente o tweet para o Twitter e armazenará todas as fotos que você fizer o Upload.

Como usar a TwitCam

Para fazer uma transmissão ao vivo para seus seguidores no Twitter o primeiro passo é entrar no site da Twitcam (http://twitcam.livestream.com) com seu login e senha do Twitter.

Primeiro passo

Você precisa de uma webcam instalada no computador. Feito o login no site da Twitcam basta clicar no botão Broadcast Live.

Segundo passo

Depois que fizer isso pegue o link gerado e envie para quem você quiser. Quem te segue no Twitter poderá saber quando você estiver conectado no Twitcam.


Fonte: Diário de Pernambuco
Textos: @francobenites - francobenites.pe@dabr.com.br
@amandanobrega - amandanobrega.pe@dabr.com.br

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