3 de maio de 2013

No ar: Hipertextus Revista Digital Volume 9


A Hipertextus Revista Digital chega a sua 9ª edição trazendo oito textos inéditos. Entre ensaios e artigos, há uma variedade de perspectivas teóricas e abordagens analíticas sobre as temáticas que caracterizam a revista, ou seja, sobre os temas “linguagem, tecnologia e aprendizagem”. Autores de Norte a Sul do Brasil apresentam aqui suas reflexões e resultados de pesquisa, contribuindo, dessa forma, para aumentar a fortuna científica referentes aos estudos das novas tecnologias e seus impactos na linguagem e na educação.

O artigo que abre esta edição da revista intitula-se Interações entre professores e tutores na formação superior a distância, de Bethania Medeiros Geremias. Ela apresenta resultados de um estudo de caso que objetivou descobrir as funções e os usos de um fórum em uma disciplina on-line. A autora defende que o ensino a distância precisa estimular mais a aquisição da autonomia do aprendiz pela via do compartilhamento entre todos os atores deste processo, o aluno com os outors alunos, com o tutor e não apenas focar a interação na figura do professor como único interlocutor.

O segundo texto é de Cristiane Koehle e tem como título O Público e o privado nas redes sociais: reflexões segundo Zygmunt Bauman. A autora tece interpretações sobre os conceitos de ‘público’ e ‘privado’, definidos por Bauman, e os articula à concepção de privacidade. A análise se concentra no comportamento dos usuários das redes sociais no que concerne ao respeito ou à invasão dos espaços privados no ambiente digital.

Os autores Amanda Lêdo e Benedito Bezerra também voltam sua atenção para o gênero fórum eletrônico. Eles analisaram as dificuldades dos estudantes durante sessões de fóruns on-line e relataram os resultados no artigo que nomearam de Gêneros acadêmicos em um curso de letras a distância: o fórum de discussão e as dificuldades encontradas pelos estudantes.

Ainda na linha dos estudos de gêneros textuais e digitais, Tarcísia Travassos mostra as transformações provocadas pelas diversas tecnologias no gênero ‘capa de jornal’. Em Gênero capa de jornal: do prelo manual a era da informática, a autora observou as mudanças sociais e históricas que ocorreram de acordo com as diferentes etapas por que passou o jornalismo e, consequentemente, a capa do jornal, enquanto gênero.

Já Fabiana Marsaro analisou os comentários preconceituosos de um cantor brasileiro no Facebook para mostrar que a escola deve ensinar o aluno agir de modo crítico ao postar nas redes sociais. Só assim seria possível promover mudanças sociais com o apoio de tais ferramentas de comunicação. O texto de Marsaro intitula-se Ética e internet: reflexões na escola a partir do Facebook.

Um grande aumento nos estudos sobre ensino e aprendizagem em AVAs, nos últimos dez anos, foi uma das conclusões a que chegaram as autoras Andrea Carvalho Beluce e Katya Luciane de Oliveira. Os resultados estão relatados no artigo As estratégias de ensino e de aprendizagem em condições online.

Deivis Perez é o autor do Estudo do uso da tecnologia da informação e da comunicação no trabalho do formador de professores. Trata-se de uma análise teórico-prática efetuada sobre o ideal e o realizado efetivamente na formação dos professores no tocante à utilização do software ‘Sherlock’.

Fechando este volume da Hipertextus está o artigo de Vanessa Umbelina, que também focaliza as conexões em rede. No artigo intitulado Redes sociais: aliadas ou vilãs da educação?, a autora questiona e discute as reais funcionalidades da Edmodo, uma rede social educativa que visa auxiliar o trabalho do professor e facilitar a aprendizagem dos alunos.

Portanto, neste 9º volume, a Hipertextus traz para você uma série de boas exposições teórico-metodológicas e ricos debate de ideias que certamente vão aguçar sua curiosidade e ampliar sua percepção a cerca das inovações tecnológicas que têm atingido em cheio as práticas pedagógicas contemporâneas.

Boa (hiper)leitura!

Antonio Carlos Xavier Editor - NEHTE/UFPE
Outono de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir. Responderemos o mais breve possível.