4 de julho de 2013

Simpósio Hipertexto estimula a pesquisa e premia alunos da graduação


O Simpósio Hipertexto abre espaço para que estudantes de graduação desenvolvam seu potencial, divulgando os resultados de suas pesquisas e ampliando sua experiência na articulação entre exposição oral, conceitual e imagética, tendo como alvo a interação com o público. Desde sua terceira edição, o evento aposta no formato Pôster Digital, que oferece mobilidade e versatilidade às apresentações.  Além disso, o Simpósio conta com professores especialistas para avaliar e orientar os graduandos sobre os rumos que podem dar a sua trajetória como pesquisadores.

Para estimular ainda mais a participação, a organização definiu a meia inscrição para os estudantes. Desta forma, a participação custará metade do valor da inscrição regular para pesquisadores já formados. Até 30 de julho os estudantes interessados em apresentar suas pesquisas no evento pagarão valor de 100 reais pela inscrição. A chamada de resumos está aberta e todas as orientações estão publicadas no website do evento: http://www.simposiohipertexto.com.br

“Com o pôster em formato digital garantimos que o aluno tenha total atenção do público, pois cada aluno, ou dupla, tem horário definido para a sua apresentação dentro de uma sessão temática específica. Isso não acontecia com o formato impresso, em que os estudantes apresentavam todos ao mesmo tempo e dividiam a atenção do público com atividades paralelas”, afirma a coordenação do Simpósio.

Os Pôsteres Digitais seguem o mesmo formato das sessões de Comunicação Individual. Durante a apresentação os autores têm até 20 minutos para  falar sobre o projeto, que conta com o suporte de apresentação de slides e outras mídias. “Precisamos estimular o desenvolvimento da pesquisa pelo estudante de graduação. Um bom caminho para alcançarmos esse objetivo é garantindo espaço adequado para divulgação dos projetos de qualidade acadêmica que já vêm sendo desenvolvidos”, garante a coordenação do Simpósio.

A última edição do evento, em 2012, recebeu aproximadamente 180 autores com 85 pôsteres que foram divididos em 14 sessões. Em cada sessão, composta por até 6 pesquisas, os estudantes apresentaram seus projetos para o público presente e foram avaliados por importantes pesquisadores de diferentes universidades. A banca de avaliadores foi composta pelos professores: Carmi Ferraz Santos (UFRPE), Ivanda Maria Martins (UFRPE), João Mattar (Anhembi Morumbi e PUC-SP), Alberto Poza (UFPE), Lafayette Batista (IFPB), Lílian Ghiuro Passarelli (PUC/SP), Maria José Luna (UFPE), Maria Lúcia Ferreira de Figueirêdo Barbosa (UFPE), Paulo Gileno Cysneiros (UFPE), Roxane Rojo (Unicamp), Sérgio Abranches (UFPE) e Siane Góis (UFPE). Os resumos das melhores apresentações podem ser acessados em http://goo.gl/TwL7f

Os trabalhos mais bem avaliados recebem certificação de menção honrosa e são premiados com kit de livros. O primeiro lugar ainda recebe um prêmio especial, escolhido pela organização do evento.


Mais Informações


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir. Responderemos o mais breve possível.