10 de julho de 2009

Crescimento da Wikipedia estacionou e site está perdendo editores


O crescimento da Wikipedia estacionou em 2007 e a enciclopédia online vem perdendo editores desde então. Além disso, o tempo que as pessoas dedicam a atualizar o site só diminui. As informações são de um estudo de Felipe Ortega, membro do grupo de pesquisa GSyC/Libresoft da Universidade Rey Juan Carlos, revelado pelo El País.

O ano de 2007 foi um marco histórico por ter sido o primeiro em que o número de voluntários que abandonou o projeto (cerca de 20 mil na versão inglesa) superou o de novatos (cerca de 15 mil). O problema pode ser considerado grave se as conclusões de Ortega estiverem corretas. Para ele "esta tendência seguirá piorando no futuro próximo e o número de abandonos tende a crescer cada vez mais rapidamente".

Disponível em 260 idiomas, a Wikipedia é o sétimo site mais visitado do mundo e ocupa o primeiro lugar do Google para diversas buscas, sendo usada como fonte de informação por milhões de pessoas. As versões analisadas foram a inglesa, alemã, francesa, polonesa, japonesa, holandesa, italiana, portuguesa, espanhola e sueca.

De acordo com o pesquisa de Ortega os voluntários tendem a se cansar da Wikipedia. Na média, as contribuições duram um ano por pessoa. Além disso, 50% dos editores passam menos de 150 dias contribuindo e a concentração do trabalho é grande, com 90% do serviço sendo feito por apenas 10% dos voluntários.

Foram analisadas mais de 300 milhões de atualizações em mais de 20 milhões de páginas wiki feita por 2,5 milhões de usuários registrados nas 10 maiores versões da Wikipedia, entre elas a portuguesa. "O conjunto da informação analisada ocupa mais de 2,2TB só para a versão inglesa, ou cerca de 494 DVDs", afirma o El País.

A Wikipedia é uma enciclopédia virtual colaborativa, ou seja, é feita pelos próprios usuários, que podem criar e editar verbetes (quase) livremente. O projeto conta com o conhecimento coletivo e a boa vontade das pessoas para garantir agilidade de informação e capacidade de auto-correção.

Fonte: Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir. Responderemos o mais breve possível.