17 de outubro de 2010

Definido título da conferência de Pierre Lévy para o Simpósio Hipertexto


Por Karla Vidal

Do hipertexto opaco ao hipertexto transparente (L'hipertexte Opaque À L'hypertexte Transparente). Este é o título da conferência de abertura do 3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação que será realizado nos dias 02 e 03 de dezembro deste ano, no Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.

A conferência, que será proferida em inglês com o título From the opaque to the transparent hypertext pelo filósofo Pierre Lévy, acontecerá no primeiro dia de atividades do evento, na concha acústica da UFPE.

Esta será a primeira vez do pesquisador francês em solo pernambucano. Lévy, que é professor titular da cadeira de “Pesquisa em Inteligência Coletiva” da Universidade de Ottawa, no Canadá, já esteve no Brasil em eventos que aconteceram em São Paulo e no Rio Grande do Sul. Em 2008 o filósofo também esteve na Bahia onde realizou palestra no Teatro Castro Alves, na capital Salvador.

SIMPÓSIO – Em 2010 o Simpósio Hipertexto chega a sua terceira edição levando ao público o resultado de pesquisas concluídas e revelando os caminhos percorridos pelos estudos em andamento nas mais variadas áreas que utilizam as tecnologias digitais de informação e comunicação para desenvolvimento de novas formas de aprendizagem. Com foco na utilização das Redes Sociais, como ferramentas potencializadoras do ensino e da aprendizagem, o Simpósio visa contribuir para o desenvolvimento de mais este tema específico de pesquisa.

Dirigido a professores, alunos e pesquisadores, o Simpósio é uma promoção do Núcleo de Estudos em Hipertexto e Tecnologias na Educação da Universidade Federal de Pernambuco (Nehte/UFPE) e da Associação Brasileira de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (Abehte).

Em 30 de setembro foram encerradas as inscrições para apresentação de trabalhos. No ar desde o dia 1º de julho, o website do evento já recebeu mais de 600 inscrições, destas cerca de 400 nas modalidades para apresentação de trabalho, um número recorde em relação às edições anteriores.

Buscando garantir o acesso dos interessados à conferência do professor Pierre Lévy, as vagas para participação de ouvintes foram ampliadas e continuarão abertas até o próximo dia 30 de outubro.

Mais Informações
Website: http://www.ufpe.br/nehte/simposio2010
Email: simposiohipertexto@gmail.com

Realização
Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (NETHE/UFPE) e Associação Brasileira de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (ABEHTE).

Apoio
UFPE, Propesq, Departamento de Letras, Pós-Graduação em Letras, Editora Universitária, Pluri Educacional, Rêspel Editora, Editora Vozes e Pipa Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir. Responderemos o mais breve possível.