29 de maio de 2015

Divulgadas as oficinas da edição 2015 do Simpósio Hipertexto


A organização do Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação informa que já está no ar a listagem das oficinas que compõem a programação das atividades de sua sexta edição. Ementas e educadores podem ser consultados no link: http://www.simposiohipertexto.com.br/atividades/oficinas/

Ao todo serão oferecidas cinco oficinas cuja participação é exclusiva para os congressistas que realizam inscrição no evento. Tanto os congressistas apresentadores de trabalho como os congressistas ouvintes podem participar de uma das opções que acontecem de forma simultânea em horário específico da grade de atividades do evento. A metodologia das oficinas do Simpósio Hipertexto é composta tanto pela exposição de conteúdo, como pela realização de práticas e dinâmicas sob a responsabilidade de cada ministrante. Nesta edição as oficinas serão comandadas por especialistas da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e do Estúdio Abble de Aprendizagem.

Abordagens e Educadores


Ideias e estratégias para tornar o pensamento visível e avançar no conhecimento coletivo é o título da primeira oficina, oferecida por Cesar Amaral Nunes (Educação/USP), especialista em criação de ambientes de aprendizagem, desenvolvimento de software educacional, formação e avaliação com o uso da tecnologia. Na ocasião os participantes vivenciarão a aplicação de estratégias com o uso de tecnologia para tornar visível o pensamento dos alunos.

A segunda opção de oficina será ministrada pelo professor Juan Pablo Martín (Letras/UFPE) e coloca em pauta a discussão sobre o ensino de língua com apoio das tecnologias. Em TIC y Enseñanza de Español/ Lengua Adicional. Nuevas propuestas o pesquisador pretende expor de forma prática alguns softwares, fornecendo suporte teórico adequado para que professores possam deixar mais atrativas, interativas e eficazes as aulas de espanhol.

Ferramentas e estratégias de busca para a aprendizagem é o título da terceira oficina que será ministrada por Lafayette Melo (Informática/IFPB). A iniciativa vai tratar de práticas de busca de informação na internet para que professores e alunos possam potencializar sua aprendizagem. Entres os tópicos em destaque estão as estratégias e usos ocultos do Google, tema de grande interesse dos internautas.

A quarta opção de oficina tem o título Recursos Educacionais Abertos: promovendo mudanças na prática pedagógica e será ministrada pela dupla de educadoras: Thelma Panerai Alves e Angela Maria de Almeida Pereira (Educação/UFPE). Para as especialistas saber buscar e encontrar Recursos Educacionais Abertos (REA) é um fator relevante para as práticas pedagógicas. Um dos objetivos da iniciativa é ajudar os professores a reconhecer as atribuições e fazer uso legal de materiais em formatos abertos que podem motivar e contribuir para a produção ativa do conhecimento, promovendo mudanças na prática pedagógica.

Alessandro Lima, educador do Estúdio Abble de Aprendizagem é designer e maker. Responsável pela oficina Design de Espaços Colaborativos para Professores pretende orientar professores sobre como a metodologia do Design Thinking e a articulação baseada na filosofia do Universo Maker e Hacker podem transformar a sala de aula em um ambiente mais inspirador e criativo.

O Simpósio Hipertexto está programado para acontecer nos dias 7 e 8 de dezembro no campus da UFPE em Recife. Transdisciplinar, o evento congrega a cada edição pesquisadores das mais diversas áreas de estudo, todos reunidos em torno do debate sobre práticas pedagógicas desenvolvidas com o auxílio das tecnologias digitais de informação e comunicação.

O principal objetivo é proporcionar o diálogo entre os educadores a fim de estimular práticas docentes mais eficazes e prazerosas nos diversos níveis de escolaridade.

Serviço
 6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 2º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias
Tema: Aprendizagem Aberta e Invertida
Organização: Nehte/UFPE, CCTE/UFPE, Pós-graduação em Ciências da Computação/UFPE e PROFLETRAS/UFPE
Inscrições: http://www.simposiohipertexto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir. Responderemos o mais breve possível.