19 de julho de 2015

Simpósio Hipertexto destaca trabalhos aprovados e anuncia abertura de sua segunda chamada


Terminou no último dia 30 de junho a primeira chamada de trabalhos para edição 2015 do Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em 13 de julho teve início a segunda chamada de trabalhos, cujo objetivo principal é receber tanto novas pesquisas, como os coautores dos trabalhos aprovados em primeira chamada que tenham o intuito de participar do evento.

Oficialmente aberta em abril, a primeira chamada recebeu em 85 dias mais de 250 trabalhos nas modalidades comunicação oral e pôster digital, alocados nos 10 eixos temáticos propostos para a 6ª edição do evento.

Entre os trabalhos aprovados está o relato da experiência de criação do app #KdNoel cujo objetivo é divulgar a obra do cantor e compositor Noel Rosa para a geração Z, pessoas nascidas entre a década de 90 e o ano 2010. No relato os autores Amanda Porto de Oliveira, Eric Marcel Viana, Greicy Marianne Lopes Guimarães Cahuana Villegas, Pollyana Ferrari e Sílvio Ferreira da Silva, todos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), apresentam detalhes do processo criativo e questões relacionadas ao design da experiência do usuário. “O foco é a apresentação do aplicativo como uma proposta de ferramenta pedagógica a ser adaptada para programas de educação à distância (EAD). A base conceitual é a sala de aula invertida, que possibilita ao jovem desempenhar papel de sujeito em sua própria aprendizagem”, justificam os autores.

A pesquisadora Andréa Moraes, da Universidade Federal de Pernambuco, vai apresentar ao público do Simpósio Hipertexto a pesquisa Aplicativos para anotar: cultura escrita e letramentos. No projeto a autora investigou detalhes sobre a prática da anotação com o auxílio de recursos digitais. Da pesquisa emergem questões relevantes ao debate como, por exemplo, o investimento dos aplicativos na semelhança às práticas de anotação feitas em papel.

Outro projeto que será apresentando durante o evento pretende colocar em pauta o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Ensino de Arte. A autora Ísis Alves de Farias da Faculdade de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (FATERJ) vai apresentar ao público como a união entre as TIC, a arte e a produção colaborativa podem configurar uma tecnologia social capaz de despertar no educando a consciência de que ele é também autor no processo de ensino-aprendizagem. Para a autora a arte produzida pelo aprendiz, além de uma forma de expressão, pode ser usada como ferramenta de conscientização, transformação e inclusão social.

Caçada ao QR Code é o título do projeto que será apresentado pelas professoras Andréia Vitorino Marcos, Maria Jucilene de Araújo e Irlane de Sousa Veloso do Instituto Monsenhor Hipólito, do Piauí. Trata-se de uma atividade desenvolvida com alunos de 6º e 7º anos com o objetivo de incentivar a leitura e a compreensão de diferentes gêneros textuais a partir de trechos de poemas disponíveis em códigos do tipo QR Code espalhados pela escola.

Também é destaque o trabalho dos educadores baianos Luiz Henrique Oliveira, Mariana Fernandes dos Santos e Cleber Jorge Lira de Santana, vinculados ao Instituto Federal da Bahia. Os autores vão apresentar ao público o projeto Inclusão digital como caminho para inclusão social e mostrar como vem sendo promovida a inclusão social de moradores de rua através de práticas de inclusão digital. Para alcançar esse objetivo os envolvidos trabalham na perspectiva do letramento digital, utilizando as diferentes possibilidades que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) oferecem.

A segunda chamada de trabalhos para o 6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 2º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias segue aberta até o dia 30 de agosto. As inscrições são realizadas exclusivamente no site http://www.simposiohipertexto.com.br/.

Promovido através de uma organização conjunta entre o Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (Nehte), o grupo Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional (CCTE), a Pós-Graduação em Ciências da Computação e o Mestrado Profissional em Letras, todos vinculados à UFPE, o congresso abriga pela segunda vez o Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias do qual participam líderes internacionais da educação convidados pela organização. A iniciativa é coordenada pelos pesquisadores Alex Sandro Gomes (CIn/UFPE) e Antonio Carlos Xavier (Letras/UFPE).

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