26 de agosto de 2013

Tá todo mundo comentando!


Para abrir a semana, um aviso importante do Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação http://www.simposiohipertexto.com.br/

Esta é a última semana para inscrições de trabalhos e projetos no Simpósio Hipertexto. Até o dia 31 de agosto de 2013 receberemos os resumos para apresentação de trabalhos no 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias. Também receberemos os memoriais descritivos para participação no Prêmio Artes Digitais e Aplicativos Educacionais. As vagas são limitadas! Avisem aos seus colegas e participem! 

16 de agosto de 2013

Aula Magna Profletras UFPE

O professor Antonio Carlos Xavier e a professora Siane Góis convidam a todos para a cerimônia de abertura do Mestrado Profissional em Letras – Profletras UFPE. Na ocasião será proferida a Aula Magna intitulada Língua, Texto e Ensino: outra Escola possível com a Profa. Dra. Irandé Antunes.

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Quando? Dia 22/08/201, às 10h.
Onde? Miniauditório do Centro de Artes e Comunicação da UFPE

8 de agosto de 2013

Parceria Simpósio Hipertexto e REDU premia inscritos no evento


A Rede Social Educacional (REDU) em parceria com o 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias vai oferecer um super benefício para quem realizar a inscrição neste mês de agosto.

Os inscritos para apresentação de trabalho no evento terão direito a um ano e meio de licença* na plataforma para criação de um curso com até 300 alunos. Voltada para educação com tecnologias, a Redu é um ambiente para ensino a distância que funciona na nuvem e conta com banco de recursos educacionais abertos, além de possuir aplicativo para smartphone e uma série de outros recursos. Participe!


* Serão beneficiados os primeiros 50 autores apresentadores com resumos aprovados e inscritos a partir do dia 11 de agosto de 2013. É necessário efetuar a inscrição completa, confirmada através do envio de documentação, nas modalidades de sessão de comunicação ou pôster digital do Simpósio Hipertexto. A licença terá duração de 18 meses a serem contados a partir de setembro de 2013.

30 de julho de 2013

Chamadas para o Prêmio Hipertexto 2013

Na última semana foi publicada na web uma série de chamadas em vídeo convidando autores de projetos educacionais a participar do Prêmio Artes Digitais e Aplicativos Educacionais. A iniciativa é uma promoção do 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias que acontece em novembro, na Universidade Federal de Pernambuco.

Com inscrições abertas até 30 de agosto, o objetivo do projeto é premiar a produção de aplicativos (apps) educacionais e estimular a exposição de obras de arte digital com fins educativos. O leque de participação é imenso: website, blog, aplicativo, software, jogos, e-book, vídeo, animação, literatura eletrônica, cinema, fotografia, webradio, podcast, infografia ...

O Prêmio é divido em duas categorias, Arte Digital e Aplicativos Educacionais. Haverá prêmios em dinheiro para os dois primeiros colocados que ganharão também hospedagem no Recife durante o 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, que acontece entre 13 e 15 de novembro no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Os 10 melhores trabalhos farão parte da exposição Artes Digitais e Tecnologias Educacionais, que será montada no Centro de Convenções da UFPE durante o Simpósio Hipertexto. É uma excelente oportunidade para os autores apresentarem seus projetos ao público.





25 de julho de 2013

Simpósio oferece descontos de até 20% para inscrições de grupos



Interessados em participar do 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias tem agora mais um bom motivo para confirmar a participação: a inscrição de grupos.

A modalidade de inscrição coletiva permite a amigos, colegas de trabalho, pesquisadores associados e grupos de alunos de graduação e pós-graduação formarem redes de conhecimento com mais chances de progredir, ultrapassando os limites do evento. Além disso, os inscritos coletivamente podem obter descontos de até 20% no ato da inscrição.

Grupos entre 11 e 20 pessoas obtêm desconto de 10%. Para inscrições coletivas entre 21 e 30 pessoas, 15% de desconto. A partir de 31 pessoas, o desconto sobe para 20%. Os grupos precisam enviar para a secretaria do Simpósio uma lista com os nomes e contatos dos integrantes antes de preencherem o formulário padrão de inscrição. O benefício do desconto não é válido para quem já está inscrito.

O e-mail da secretaria é o contato@simposiohipertexto.com.br. O evento acontece entre os dias 13 e 15 de novembro, no Centro de Convenções da UFPE.

No Simpósio Hipertexto os inscritos aprendem novos conteúdos assistindo às conferências, mesas-redondas e comunicações. No evento há a possibilidade de conhecer pessoas, ampliando a rede de contatos e oportunidades, além de ter acesso às tendências atuais no cenário científico nacional e internacional.

Multidisciplinar, o Simpósio vai receber estudantes, professores e profissionais de diversas universidades ligados a diferentes áreas que discutem sobre os três grandes eixos temáticos do evento: linguagem, aprendizagem e tecnologia. Entre os participantes confirmados estão os pesquisadores internacionais Jim Lengel (USA), Ana Amélia Carvalho (PRT) e Stephane Simonian (FRA). O corpo de pesquisadores brasileiros é composto por nomes como Luciano Meira (UFPE) e José Manuel Moran (USP), além dos coordenadores Antônio Carlos Xavier (Nehte/UFPE) e Alex Sandro Gomes (CCTE/UFPE).

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10 de julho de 2013

Lançadas as oficinas do Simpósio Hipertexto e Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias


A listagem das ementas das cinco oficinas que compõem a programação do  Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias já se encontra disponível no website do evento: simposiohipertexto.com.br/programacao/oficinas/.

Os interessados podem escolher entre as seguintes opções: Metodologia WebQuest uma metodologia para utilizar os recursos da web e motivar os alunos ministrada pelo professor João Batista Bottentuit Junior (UFMA); Políticas para Mobilidade Digital nas Escolas ministrada pelo professor Rodrigo Aragão (UESC); Aprendizagem móvel: explorando affordances  com o uso do celular em sala de línguas ministrada pela professora Giselda dos Santos Costa (IFPI); Para usar software livre na educação: compartilhando tecnologia informática na prática pedagógica ministrada pelo professor Wilkens Andrade (UFPE) e Nova práticas de ensino com redes sociais e dispositivos móveis organizada pelo professor Alex Sandro Gomes (CCTE/UFPE).

As vagas para as oficinas são limitadas (40 por oficina) e oferecidas exclusivamente para aqueles que já realizaram a inscrição geral no evento. O investimento para a participação em alguma das oficinas é de R$ 60,00.

No evento multidisciplinar também estarão presentes estudantes, professores e profissionais de diversas universidades ligados a diferentes áreas que discutem sobre os três grandes eixos temáticos do evento: linguagem, aprendizagem e tecnologia. Entre os participantes confirmados estão os pesquisadores internacionais Jim Lengel (USA), Ana Amélia Carvalho (PRT) e Stephane Simonian (FRA). O corpo de pesquisadores brasileiros é composto por nomes como Luciano Meira (UFPE) e José Manuel Moran (USP), além dos coordenadores Antônio Carlos Xavier (Nehte/UFPE) e Alex Sandro Gomes (CCTE/UFPE).

INSCRIÇÕES – A chamada para apresentação de trabalhos segue aberta até o final de agosto, com valores promocionais até 30 de julho. Ouvintes poderão realizar inscrição até 30 de setembro. Todo o processo de inscrição é online e pode ser realizado no site do evento http://www.simposiohipertexto.com.br/.

Apresentadores de trabalho podem efetuar inscrição nas modalidades: sessão de comunicação (pesquisadores e estudantes de pós-graduação) e; pôsteres (exclusivo para estudantes de graduação). Haverá premiação para o melhor pôster apresentado entre os alunos de graduação.


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4 de julho de 2013

Simpósio Hipertexto estimula a pesquisa e premia alunos da graduação


O Simpósio Hipertexto abre espaço para que estudantes de graduação desenvolvam seu potencial, divulgando os resultados de suas pesquisas e ampliando sua experiência na articulação entre exposição oral, conceitual e imagética, tendo como alvo a interação com o público. Desde sua terceira edição, o evento aposta no formato Pôster Digital, que oferece mobilidade e versatilidade às apresentações.  Além disso, o Simpósio conta com professores especialistas para avaliar e orientar os graduandos sobre os rumos que podem dar a sua trajetória como pesquisadores.

Para estimular ainda mais a participação, a organização definiu a meia inscrição para os estudantes. Desta forma, a participação custará metade do valor da inscrição regular para pesquisadores já formados. Até 30 de julho os estudantes interessados em apresentar suas pesquisas no evento pagarão valor de 100 reais pela inscrição. A chamada de resumos está aberta e todas as orientações estão publicadas no website do evento: http://www.simposiohipertexto.com.br

“Com o pôster em formato digital garantimos que o aluno tenha total atenção do público, pois cada aluno, ou dupla, tem horário definido para a sua apresentação dentro de uma sessão temática específica. Isso não acontecia com o formato impresso, em que os estudantes apresentavam todos ao mesmo tempo e dividiam a atenção do público com atividades paralelas”, afirma a coordenação do Simpósio.

Os Pôsteres Digitais seguem o mesmo formato das sessões de Comunicação Individual. Durante a apresentação os autores têm até 20 minutos para  falar sobre o projeto, que conta com o suporte de apresentação de slides e outras mídias. “Precisamos estimular o desenvolvimento da pesquisa pelo estudante de graduação. Um bom caminho para alcançarmos esse objetivo é garantindo espaço adequado para divulgação dos projetos de qualidade acadêmica que já vêm sendo desenvolvidos”, garante a coordenação do Simpósio.

A última edição do evento, em 2012, recebeu aproximadamente 180 autores com 85 pôsteres que foram divididos em 14 sessões. Em cada sessão, composta por até 6 pesquisas, os estudantes apresentaram seus projetos para o público presente e foram avaliados por importantes pesquisadores de diferentes universidades. A banca de avaliadores foi composta pelos professores: Carmi Ferraz Santos (UFRPE), Ivanda Maria Martins (UFRPE), João Mattar (Anhembi Morumbi e PUC-SP), Alberto Poza (UFPE), Lafayette Batista (IFPB), Lílian Ghiuro Passarelli (PUC/SP), Maria José Luna (UFPE), Maria Lúcia Ferreira de Figueirêdo Barbosa (UFPE), Paulo Gileno Cysneiros (UFPE), Roxane Rojo (Unicamp), Sérgio Abranches (UFPE) e Siane Góis (UFPE). Os resumos das melhores apresentações podem ser acessados em http://goo.gl/TwL7f

Os trabalhos mais bem avaliados recebem certificação de menção honrosa e são premiados com kit de livros. O primeiro lugar ainda recebe um prêmio especial, escolhido pela organização do evento.


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3 de julho de 2013

Antonio Carlos Xavier fala sobre redes sociais e protestos para o Diario de Pernambuco

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Replicando uma nova linguagem

Geração-protesto deve ser vista sob o prisma da nova comunicação. Do contrário, leitura será reducionista

Thiago Neres
Publicação: 03/07/2013 03:00

Os protestos que eclodiram por todo o país nas últimas semanas não refletem apenas o sentimento de revolta dos brasileiros. Qualquer análise que se limite à insatisfação com a conjuntura política incorre em uma visão reducionista. Sob o prisma da linguagem, as páginas no Facebook, os tuítes inflamados e os cartazes com a hashtag #OGiganteAcordou revelam algo maior: uma geração que aprendeu a se comunicar de forma diferente, inspirada nas novas tecnologias. Mas esse grupo ainda enfrenta a resistência de uma parcela conservadora da sociedade, que não consegue compreendê-lo porque fala outro “idioma”. Um ruído também percebido entre a classe política que, em sua maioria, está patinando na tentativa de dialogar e, pior, pagando mico na medida em que prefeitos e governadores insistem em falar com lideranças que não existem.

Mas será que dá para falar no “papel” das redes sociais? Para o professor da UFPE Antônio Carlos Xavier, não. Ele atua nas áreas de semântica, pragmática, filosofia da linguagem e linguística e explica que a expressão é vazia porque não há um sujeito por trás deste discurso e sim um coletivo diversificado. “O uso que damos à tecnologia é nossa responsabilidade. Devemos aguçar nossa capacidade crítica e emitir opiniões com base em argumentos com a consciência de que não existe uma verdade absoluta”, sugere.

De acordo com o pesquisador, que coordena o grupo de pesquisa do Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional da UFPE, as redes sociais contribuem como plataforma ao provocar encorajamento. “A linguagem coloquial marcada pela oralidade possibilita a democracia. Qualquer um pode participar e ter direito à voz”, pontua. 



Ruídos


Mas a comunicação entre os internautas não está imune a ruídos. Dentre eles, Xavier destaca o que considera o pior: teorias que atribuem a “terroristas” virtuais. “Pessoas que aproveitam para lançar ideias desconexas, como a hipótese do movimento ser uma estratégia militar para criar as condições propícias de um golpe. Felizmente, a maioria sabe que não faz sentido”, cita.

Percebendo que a discussão nas redes sociais não é o suficiente, as pessoas foram às ruas, analisa o sociólogo e cientista político José Nivaldo Júnior, que foi professor do departamento de história da UFPE por 20 anos e atua com marketing político. “O cidadão sentiu que é nas ruas onde consegue ser respeitado e a política acontece”, observa o diretor da agência Makplan. Enquanto o futuro das manifestações permanece imprevisível, algumas lições podem ser aprendidas. Uma delas é que os políticos e gestores públicos não estão conectados e têm pouca intimidade com o que acontece na internet. Daí surge a tentativa de buscar referenciais em outros protestos que não servem para compreender o atual. 

“Pedir para dialogar com lideranças equivale a falar em outro idioma. É a velha linguagem. A crítica às pessoas que vão às ruas sem saber por que estão protestando também é irrelevante. O que importa é que elas têm um motivo para estarem lá. Marx já dizia que as novas tecnologias vão transformar as relações humanas. Estamos vivendo a primeira etapa de um processo histórico”, conclui.

1 de julho de 2013

Simpósio Hipertexto prorroga valores promocionais até 30 de julho


Na última semana a página do Simpósio Hipertexto no Facebook alcançou o importante número de 3.000 seguidores. No ar desde janeiro de 2012 a página publica diariamente informações relacionadas às edições do evento e suas temáticas. São notícias, artigos, chamadas para periódicos acadêmicos, conteúdo multimídia e uma série de outras informações que constituem uma importante rede de pesquisa sobre tecnologias aplicadas à educação.

Entre os destaques já publicados na página em 2013 estão o Podcast Hipertexto que disponibiliza os áudios das mesas redondas da última edição do Simpósio e os vídeos das conferências publicados no Canal de Vídeos do Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (Nehte/UFPE). Outro destaque foi a publicação eletrônica Retórica digital: a língua e outras linguagens na comunicação mediada por computador, primeiro e-book com acesso gratuito do professor Antonio Carlos Xavier, coordenador do Nehte/UFPE e do Simpósio Hipertexto.

Em comemoração aos mais de 3 mil seguidores da página no Facebook, o Simpósio Hipertexto vai prorrogar os valores promocionais das inscrições até 30 de julho. Participe e convide seus amigos! Acesse a tabela de valores em http://www.simposiohipertexto.com.br/inscricoes/valores-e-pagamento/

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